[TUT] Manual Pawn Iniciantes

Bom Vou Aqui Fazer um TUT não sei se consigo acaba-lo hoje mesmo assim:

  • Introdução a Linguagem
    Diretivas (Includes Defines)
    CallBacks (Publics)
    Funções
    Pequena Explicação a "Chaves"
Introdução (Definição a Linguagem)
Pawn é uma linguagem de programação de código aberto e de terceira geração, criada em 1998 pela empresa CompuPhase
Pawn é uma linguagem de programação compilável, ou seja, o seu código é transformado para linguagem de computador, que somente o intérprete da linguagem consegue entender. O intérprete da linguagem, é a máquina virtual, onde o código passa a ser chamado de AMX. AMX é interpretado como na linguagem de programação Assembly, assim, podendo ser interpretado com outras linguagens de programação de terceira geração, como por exemplo, C++.

Fonte: Wikipédia
Diretivas
  • Includes e Defines
O Que São Includes?
Bom Includes São arquivo *INC no quais são colocados para ocupar menos espaço ao GM e não declarar novas variaveis.
Como Adicionar uma Includes?
Bom Basta ao Topo do GM Adicionar:
PAWN Code:
#include
Ex:
PAWN Code:
#include
Todo GM Deve Conter a Include "a_samp" pelo fato de ser a includes padrão que contém a básicas e principais funções
Aqui as Funções da mesma:
Quote

  • Defines
São Usadas para Definir algo a um código muito usado em cores etc..
Exemplo:
PAWN Code:
#define COR_GAY 0x0000CDFF
Então Ira Definir a Cor Então ao Código Ficando:
PAWN Code:
SendClientMessage(playerid, COR_GAY, "Este é um Exemplo de mensagem");
  • News
:
New como próprio nome já diz server para adicionar novas funções ao GM/FS exemplo:
PAWN Code:
new string[128];
  • CallBacks
:
São as Chamadas Publics Cada uma tem uma função, Tais Como
OnPlayerCommandText -> Ao Player Digitar Comando
OnPlayerText -> Ao Player Digitar

Todas CallBacks Deve Seguir o Modelo:
PAWN Code:
public OnGameModeInit
{//DEVERÁ SER ABERTO
//CÓDIGOS E FUNÇÕES QUE IRÁ ADICIONAR
return 1;//RETORNA A UMA FUNÇÃO ESPECIFICA true/false/1/0
}//SE FOI ABERTO DEVE SER FECHADO
  • Alguma Funções do a_samp
:
Quote
Print Escrever Texto ao Console
printf Escrever uam string ao console (tela preta)
SendClientMessage Envia Mensagem ao Player
SendClientMessageToAll Envia Mensagem a Todo players Spawneados
GameTextForAll Envia Mensagem ao centro da tela a Todos players Spawneados
GameTextForPlayer Envia Mensagem ao centro da tela apenas a 1 player
SetTimer Iniciar um Temporarizado que chama um public a numero de segundos...
KillTimer Parara o Temporazidaor
GetTickCount Retorna o número de milissegundos desde a OS foi iniciado.
SetGameModeText Mudará o Nome de GameMode
SetTeamCount Define o número de equipes permitido.
AddPlayerClass Adicionara um Class ao player Onde Spawnara por padrão Incluindo armas
AddStaticVehicle Adicionar um Veiculo estaticos Definindo as Cores
AddStaticPickup Adicionar um Pikcup estaticos Definindo os Medelos
ShowNameTags Define se será mostrado o nome do player encima
ShowPlayerMarkers Definir se os jogadores marcadores (no mapa/radar) deve ser mostrado ou não.
GameModeExit Sair do modo de jogo
SetWorldTime Acerte o relógio do jogo a um certo tempo e congelá-lo.
GetWeaponName Pegar Nomes
IsPlayerAdmin Define se admin ou nao
Kick Kickar Player
Ban Banir player
SetSpawnInfo
SpawnPlayer Define alguns parâmetros spawn (incluindo a equipe, a pele, gerando posição, armas e munições)
SetPlayerTeam Define a Equipe do Player
GetPlayerTeam Geta/Pega a equipe do Player
SetPlayerSkin Muda Skin do player
SetPlayerScore Muda Scoredo player
GetPlayerScore Geta Score do Player
GetPlayerPos Geta Posição do Playe
SetPlayerPos Muda Posição do Player do player
GetPlayerHealth Geta Vida do Player
SetPlayerHealth Muda Vida do player
PutPlayerInVehicle Coloque Player no Veiculo
RemovePlayerFromVehicle Remove Player do Veiculo
IsPlayerInVehicle Determina se um jogador está em um determinado veículo.
IsPlayerInAnyVehicle Determina se um jogador está em qualquer veículo.
GetPlayerName Obter o nome de um jogador do seu ID e armazená-lo em nome de [].
SetPlayerColor Muda Cor do Player
GetPlayerColor geta cor do player
SetPlayerCheckpoint Seta um Check Point a Player
DisablePlayerCheckpoint Disbilita o Check Point ao player
IsPlayerInCheckpoint Define se o player esta em um checkpoint
SetPlayerInterior Muda Player para um interior
SetPlayerCameraPos muda camera do player
SetPlayerCameraLookAt muda visão da camera ao player
TogglePlayerControllable Define se o player pode se mecher
PlayerPlaySound Toca um som ao player
SetPlayerWorldBounds Muda Player a um Virtual Word
GivePlayerMoney dá dinheiro ao player
SetPlayerFacingAngle Set o Angula da Face do player
GetPlayerMoney getar Dinheiro do player
ResetPlayerMoney Reseta Dinheiro do playera 0
IsPlayerConnected Define se o player esta conectado
GetPlayerState Geta Estado do Player
ResetPlayerWeapons Reseta Armas do player
GivePlayerWeapon dar arma ao player
CreateVehicle criar um veiculo nao estatico
GetVehiclePos geta pos do veiculo
SetVehiclePos seta pos do veiculos
SetVehicleZAngle seta angulo do veiculos
SetVehicleParamsForPlayer seta parametros ao player do veiculos
SetVehicleToRespawn respawn o veiculos
AddVehicleComponent adiciona componentes ao veiculos
ChangeVehicleColor mudar cor do veiculo
ChangeVehiclePaintjob Alterar o paintjob sobre um determinado veículo.
Forwards Declarar CallBacks (publics) Adicionais
OnGameModeInit ao gamemode iniciar
OnGameModeExit ao gamemode desligar
OnFilterScriptInit ao fs iniciar
OnPlayerConnect ao player conectar
OnPlayerDisconnect ao player desconectar
OnPlayerSpawn ao player spawnar
OnPlayerDeath ao player morrer
OnVehicleSpawn ao player spawnar
OnPlayerText ao player digitar
OnPlayerCommandText ao player digitar comando
OnPlayerEnterVehicle ao player entrar no veiculo
OnPlayerExitVehicle ao player sair do veiculo
OnPlayerStateChange ao player mudar de estado
OnPlayerEnterCheckpoint ao player entrar ao check point
OnPlayerLeaveCheckpoint

  • Comparadores
:
Quote
+ > Executa como Adição.

- > Executa como Subtração.

* -- > Executa como Multiplicação.

/ -- > Executa como Divisão.

> -- > Executa como Maior que.

< -- > Executa como Menor que.

= --> Executa como Igual.

!= -- > Executa como Diferente.

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